EMPADAS DE FRANGO





EMPADAS DE FRANGO


Ingredientes para 4 pessoas


Para o recheio:
½ frango
1 cenoura
2 cebolas
1 cravinho
sal
40 g de margarina
1 colher de sobremesa de maisena
1 limão
pimenta
noz moscada
3 gemas
1 colher de sopa de salsa picada

Para a massa:
400 g de farinha
2 dl de água
40 g de banha
20 g de manteiga
sal
Preparação
Coza o frango,com a cenoura cortada em palitos e 1 cebola, descascada e espetada com o cravinho, em água temperada com sal, durante 25 minutos. Depois escorra o frango, retire a pele e ossos e desfie-o. Coe o caldo e reserve.

Descasque e pique a restante cebola e aloure na manteiga. Junte o frango desfiado, polvilhe com a maisena e regue com 3 dl do caldo de galinha. Deixe engrossar, mexendo. Regue com o sumo do limão e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Fora do lume, adicione 2 gemas, previamente desfeitas, mexendo energicamente.

Junte a salsa picada e misture bem.

Deite a farinha numa tigela e abra uma cavidade ao centro. Leve a água ao lume com a banha, a manteiga e uma pitada de sal. Quando as gorduras estiverem derretidas, deite a mistura sobre a farinha e mexa até ligar a massa. Amasse com as mãos até a massa arrefecer, tape com um pano e deixe repousar 1 hora.

Divida a massa em bocadinhos e forre forminhas de empadas. Distribua o recheio pelas formas e cubra com a restante massa cortada em rodelas, fazendo unir bem os bordos da massa. Pincele com a restante gema e coza em forno moderado durante 25 minutos.



Comentários